terça-feira, 24 de julho de 2012

Seguro Rural



 

A entrevistada do CNA Brasil Rural de hoje é a Superintendente Técnica da CNA, Rosemeire dos Santos.No programa ela explica a importância do seguro rural para o desenvolvimento da agropecuária brasileira e como a entidade vai ajudar os produtores


A entrevistada do CNA Brasil Rural de hoje é a Superintendente Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire dos Santos. No programa ela explica a importância do seguro rural para o desenvolvimento da agropecuária brasileira e como a entidade vai ajudar os produtores.

“Na atividade agropecuária estamos sujeitos à variação do clima, a doenças que refletem na produtividade e, consequentemente, na renda do produtor. Com o seguro rural garantiremos ao produtor uma renda mínima, caso haja algum problema de clima ou de doença na sua propriedade”, destaca a superintendente.

Por isso, o seguro rural é um importante instrumento de política agrícola em qualquer país. Além de proteger a atividade agropecuária, principalmente, contra os fenômenos climáticos inesperados, o benefício proporciona uma tranquilidade maior ao produtor rural e à sua família e, de forma indireta, aos parceiros e investidores deste negócio. No Brasil, o seguro rural ainda não alcançou a importância que possui em outras economias pelo mundo.

Uma medida que pode estimular a evolução do setor, por exemplo, é a disponibilização de R$ 400 milhões para a subvenção ao seguro rural, anunciados no Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2012/2013. Com essa medida, espera-se que a cobertura da área plantada aumente para 20%.

O Brasil precisa de propostas para a criação de um mercado de seguro agrícola eficiente, amplo, forte e duradouro e a CNA apoia essa iniciativa. Difundir o seguro rural significar levar mais tranquilidade ao homem do campo e fortalecer cada vez mais a agricultura brasileira.

A CNA ampliará a divulgação nos estados e orientará os produtores com informações sobre os produtos existentes e de que forma podem ser acessados. “Nós podemos ajudar tanto na articulação junto ao governo para garantir a subvenção para o programa do seguro rural quanto na articulação junto à seguradora, para que produzam um seguro que atenda às necessidades dos produtores”, afirma Rosemeire.

Quando a entidade elaborar o plano de trabalho do seguro rural para os próximos anos, técnicos da CNA vão se reunir com os produtores rurais, seguradoras e re-seguradoras para que sejam criados produtos adequados às culturas de cada região do País.

A superintendente técnica ainda explica as peculiaridades do seguro rural, que são bem diferentes de outras modalidades. “Esse seguro envolve um risco maior, uma quantidade maior. Além disso, é muito regionalizado por conta do solo, do clima, da tecnologia utilizada pelo produtor. Então para justificar o investimento que está sendo feito em seguro no País e para facilitar a cobertura das seguradoras, nós estamos trabalhando com o cadastro único do produtor, em que vamos ter a série histórica de produtividade e do nível tecnológica da fazenda, de forma que o produtor tenha cobertura adequada ao seu porte à tecnologia, sua produtividade”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG