terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Quebra na colheita de café em MG deve alcançar 20%



As perdas em decorrência da seca e das altas temperaturas na safra de café de Minas Gerais que será colhida este ano (a 2014/15) devem alcançar cerca de 20%, de acordo com o consultor e pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello


Produção de milho na região de Jaboticabal (SP): seca prejudica várias culturas


As perdas em decorrência da seca e das altas temperaturas na safra de café de Minas Gerais que será colhida este ano (a 2014/15) devem alcançar cerca de 20%, de acordo com o consultor e pesquisador da Fundação Procafé, José Braz Matiello. A Conab prevê que a produção no Estado, responsável por cerca de metade da safra brasileira de café, será de 26,640 milhões de sacas no ciclo 2014/15, com variação de 2,9% para mais ou para menos.

Matiello tem percorrido várias regiões produtoras de café do Estado e afirma que, em alguns locais, como na Zona da Mata, as perdas poderão chegar a 30%. O que se vê nas lavouras são grãos ocos - ficam apenas com a casca e não vão formar a semente que dará origem ao grão de café. "Não compensa colher", diz Matiello, referindo-se a esses grãos. Já outros grãos tiveram o desenvolvimento afetado e ficaram menores, segundo ele.

Os efeitos da atual seca também devem ser sentidos na próxima safra, a 2015/16, que será colhida ano que vem, de acordo com Matiello. O crescimento dos ramos dos cafeeiros pode ser afetado, assim como o da chamada gema floral, onde se formam os novos botões de flores que se transformarão em frutos no ano que vem.

Chuvas mais intensas em São Paulo, Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro estão previstas somente para os dias 19 a 25 deste mês, segundo Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia.

A estiagem também traz prejuízos à cafeicultura do Espírito Santo, segundo maior produtor nacional do grão e o maior da espécie robusta (conilon). Cooperativas e sindicatos rurais projetam, preliminarmente, queda de 20% na produção ante a estimativa inicial de 12 milhões a 12,5 milhões de sacas (arábica e conilon) em 2014/15, conforme Evair Vieira de Melo, diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Carine Ferreira

Valor Online

CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG