quinta-feira, 8 de maio de 2014

IBGE: estiagem deve provocar queda de 6% na safra de café em 2014


agricultura_cafe (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)
Efeitos do clima sobre a lavoura de café levou à revião para baixo da produção brasileira pelo IBGE (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)

Clima levou produtores de Minas Gerais a revisarem estimativas

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Os produtores de café devem ser um dos principais prejudicados pela estiagem nos primeiros meses do ano. A safra nacional a ser colhida em 2014 totaliza 2.744.165 de toneladas, ou 45,7 milhões de sacas de 60 kg de café em grãos beneficiados, somadas as espécies arábica e robusta (ou conilon). O montante significa uma queda de 6,1% em relação à produção de 2013, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de abril, divulgado nesta quinta-feira (8/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O recuo foi provocado pela seca que atingiu Minas Gerais e prejudicou a plantação do café arábica. A espécie deve ter recuo de 12% na produção em 2014 ante 2013, como consequência de uma diminuição de 4,2% na área colhida e redução de 8,2% no rendimento médio.
"A redução na produção foi causada mais por estiagem. Mas o café também vem passando por queda de preço há dois anos, isso desestimula o produtor. Ele investiu menos na cultura, erradicou algumas áreas menos produtivas", afirmou Mauro Andreazzi, gerente da Coordenação de Agropecuária do IBGE. 
O levantamento de abril mostrou uma redução de 4,1% para a produção do café arábica em relação à estimativa de março. O clima fez produtores de Minas Gerais revisarem suas projeções.
"O café parece o mais prejudicado pelo clima, porque grande parte dele está em Minas Gerais e São Paulo, que foram mais afetados pela estiagem. Quando o produtor vai selecionar o grão, ele vê que só tem a casquinha, que a planta não formou o grão dentro. Então quando colher é que ele vai ver melhor essa perda", explicou o gerente do IBGE.
A safra de 2014 deve interromper a bianualidade que marca a produção de café há 22 anos. Se confirmadas as atuais estimativas negativas para a espécie arábica, o grão terá dois anos seguidos de safra baixa (2013 e 2014). "Esse ano era para ser um ano de alta na produção. Mas estão falando de inversão dessa alternância de safra", disse Andreazzi.
Se por um lado o café arábica enfrenta dificuldades, o café robusta teve aumentada ainda mais sua previsão de safra para 2014. A safra da espécie deve ser 14,9% maior que a de 2013. Os produtores elevaram em 1,7% suas perspectivas de produção em abril em relação ao que estimavam em março. "O canephora (robusta) é mais resistente, por isso registrou aumento na estimativa de produção", justificou Andreazzi.
O maior produtor de robusta do País é o Espírito Santo, que espera aumento de 17,4% na safra de 2014 ante 2013. No total do País, a safra de conilon deve totalizar 744.269 toneladas, ou 12,4 milhões de sacas.
GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG