quinta-feira, 8 de maio de 2014

Gigante do café será vice-líder no Brasil



Carine Ferreira

Anunciada ontem, a joint venture Jacobs Douwe Egberts (JDE), nova gigante do café que resultará da fusão entre as multinacionais D.E. Master Blenders 1753 e a Mondelez, não significará, pelo menos no curto prazo, mudanças significativas para os consumidores no Brasil


Anunciada ontem, a joint venture Jacobs Douwe Egberts (JDE), nova gigante do café que resultará da fusão entre as multinacionais D.E. Master Blenders 1753 (antiga operação de café da Sara Lee) e a Mondelez, não significará, pelo menos no curto prazo, mudanças significativas para os consumidores no Brasil.

Mas, se por um lado a JDE "apenas" preservará, em um primeiro momento, a fatia do mercado doméstico de torrado e moído da D.E. Master Blenders 1753, segunda do ranking nacional, por outro terá maior escala e um portfólio mais amplo de marcas para acelerar seu avanço no país, cuja demanda interna só perde para a americana.




Atualmente, a participação da D.E. Master Blenders na receita total das vendas domésticas de café torrado e moído é de 18,4%, conforme informações da própria companhia. Essa fatia é garantida por marcas conhecidas como Pilão e Café do Ponto, no passado adquiridas pela americana Sara Lee.

Essa forte penetração fez o Brasil responder por 18% da receita global da D.E. Master Blenders em 2013 (US$ 3,4 bilhões), de acordo com comunicado divulgado ontem pelas parceiras. A Mondelez, por sua vez, ainda não tem operações de café no varejo brasileiro, mas confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a nova JDE terá escala e foco para investir de forma mais eficaz no país e em outros mercados emergentes.

A gigante que resultará da união, na qual a Master Blenders terá 51% e a Mondelez, 49%, terá sua sede na Holanda e, para sair do papel, ainda depende da aprovação de autoridades antitruste no exterior - e no Brasil. Sua receita anual será superior a US$ 7 bilhões Guilherme Braga, diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), diz que as duas empresas - Mondelez e D.E. Master Blenders 1753 - fazem parte de um grupo de seis ou sete empresas que dominam o segmento de café no mundo e que representam 55% do mercado nos países importadores do grão, de todas as origens.

Embora Braga tenha realçado que o anúncio da fusão não deixou claro se ela ocorrerá em todas as frentes de atuação (compra de commodity, industrialização e comercialização) ou apenas em operações de atacado e varejo, ele aponta que as informações disponíveis sugerem que o poder de compra, ou de "manobra" da nova empresa, será de fato maior.

Analistas reforçaram que, como terá maior escala e poder de compra, a JDE tende a ter vantagens em momentos como o atual, em que os preços da commodity subiram muito, em curto espaço de tempo, por conta da queda da produção brasileira, provocada pela seca. O Brasil é o maior país produtor e exportador de café do planeta.

Para a empresa de pesquisa Mintel, a nova empresa se tornará um "sério" concorrente para a suíça Nestlé, que domina quase um quarto das vendas globais de café. Em comunicado, a Mintel estimou que a JDE concentrará cerca de 11% das vendas globais de café.

A Mintel acrescenta que a fusão é marcada por uma importante "simetria geográfica", já que a Mondelez tem boa presença em mercados vitais como EUA e China e a Master Blenders é forte no Brasil. "Espere por mais consolidação no mercado mundial de café nos próximos 12 meses", avisa Jonny Forsyth, analista da Mintel, no comunicado.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Américo Sato, espera que a JDE "caminhe para o sentido positivo" do esforço da indústria de melhorar a qualidade do café torrado e moído vendido no país. Para ele, a nova empresa deverá colocar foco no desenvolvimento de novos produtos vendidos, sobretudo em monodoses. Segundo Sato, a concentração na industrialização de café no começou há cerca de 15 anos no Brasil e a melhor forma de crescer é por meio de aquisição de marcas regionais.

CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG