quinta-feira, 24 de maio de 2012

No Dia Nacional do Café,os parabéns vão aos produtores!






Os brasileiros são tão apaixonados por café que esta bebida tem, desde 2005, uma data exclusiva para ser comemorada: 24 de Maio, o Dia Nacional do Café. Incorporada ao Calendário Brasileiro de Eventos por sugestão da ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café, a data simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras e é celebrada por produtores, cooperativas, exportadores, cafeterias e pelas indústrias que, em parceria com o varejo, promovem ações locais com lançamentos de novos produtos e realização de degustações nos pontos de venda.

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil é também o segundo maior mercado consumidor, só superado pelos Estados Unidos. Em 2011, o consumo per capita foi o maior já registrado no Brasil: 4,88 kg de café torrado, quase 82 litros para cada brasileiro! Esse consumo superou o recorde de 1965, que foi de 4,72 kg/hab./ano. Comparativamente, o consumo per capita brasileiro é também maior que o da Itália, da França e dos Estados Unidos. Os campeões, entretanto, ainda são os países nórdicos – Finlândia, Noruega e Dinamarca – com um volume próximo dos 13 kg por habitante/ano.

Em 2011, conforme levantamento feito pela ABIC, o consumo interno foi de 19,72 milhões de sacas, um acréscimo de 3,11% em relação ao período anterior, que havia sido de 19,13 milhões de sacas. Para 2012, a ABIC projeta um crescimento de 3,5% em volume, o que elevaria o consumo para 20,41 milhões de sacas, bem próximo ao dos Estados Unidos, que gira em torno de 21 milhões a 23 milhões de sacas por ano.

Pureza e Qualidade
Para comemorar o Dia Nacional do Café deste ano, a ABIC escolheu como tema o Selo de Pureza, certificação pioneira na área de alimentos e bebidas. Lançado há 23 anos, o programa monitora as marcas no mercado, por meio de coletas e análises laboratoriais, assegurando aos consumidores aquelas que efetivamente são puras, item básico para um café de qualidade.

“Onde tem café puro, tem este Selo”, diz o mote criado pela entidade com o objetivo de, juntamente com os seus associados, difundir a importância da pureza da bebida e, consequentemente, a exigência do Selo de Pureza ABIC entre os consumidores. “Desde 2005, a ABIC, contando com as ações locais das empresas associadas, transformaram o Dia Nacional do Café em uma grande comemoração. É a oportunidade de o mundo cafeeiro retribuir com uma homenagem especial essa fonte inesgotável de prazer, aroma e sabor”, diz Manoel Assis, diretor de Marketing e Comunicação.

O crescimento contínuo e consistente do mercado interno brasileiro, a taxas superiores às dos demais mercados (que crescem em torno de 1,5% a 2% ao ano), deve-se, de acordo com a ABIC, ao fato de o café ter deixado de ser um simples hábito e se transformado em fonte de energia e prazer na vida agitada do dia a dia das pessoas. Isso é resultado da melhor qualidade dos grãos hoje à disposição dos consumidores. A ABIC prevê que esse segmento de consumo de cafés finos, gourmet, continuará crescendo em torno de 15% ao ano nos próximos cinco anos.

As inúmeras cafeterias espalhadas pela grande maioria das cidades, também são responsáveis por esse crescimento do mercado, já que elas, com os seus baristas, atuam como difusores de conhecimento sobre a cultura do café, as características de cada uma das regiões produtoras e na promoção de novas formas de preparo que, ao lado do café coado ou filtrado, também vêm conquistando os consumidores, como o ‘espresso’, o preparado na prensa francesa e em receitas como cappuccinos e em combinações quentes ou geladas.

Por que o café faz bem?

O café não é remédio, mas a comunidade médico-científica já considera a planta como funcional (previne doenças mantendo a saúde) ou mesmo nutracêutica (nu-tricional e farmacêutico). Isso por que o café não possui apenas cafeína, mas tam-bém potássio, zinco, ferro, magnésio e diversos outros minerais. O grão do café também possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarí-deos. Mas, o principal segredo: possui uma enorme quantidade de polifenóis antio-xidantes, chamados ácidos clorogênicos.

Durante o processo de torra do café, esses ácidos clorogênicos formam novos com-postos bioativos: os quinídeos. É nessa etapa também que as proteínas, aminoáci-dos, lipídeos e açúcares formam os quase mil compostos voláteis responsáveis pelo aroma característico do café. É toda essa composição que faz do café uma bebida natural e saudável.

Os benefícios à saúde

Café e Esporte - O café é a bebida mais saudável para atletas. Isso porque quem consome café regularmente pode ter um aumento dos níveis de endorfina no cére-bro. Isto faz que os atletas não se cansem facilmente e sigam adiante até atingir além do ponto máximo de cansaço físico com a força mental. Atletas que conso-mem diariamente café produzem mais endorfinas e encefalinas e podem ter sua performance aumentada de forma significativa.

Diabetes Tipo II - Estudos modernos mostram que o consumo regular de café pode proteger contra o surgimento do diabetes do adulto (tipo II). Pesquisas recentes sugerem que isso ocorre não devido à cafeína, mas aos ácidos clorogênicos, seus metabólitos ou aos minerais como o magnésio.

Café e Alcoolismo - Durante o processo de torra adequado, o café forma produtos que ajudam a inibir o desejo de consumir álcool e outras drogas. O controle do al-coolismo, por exemplo, é feito com medicamentos com propriedades antagonistas opióides, como o naltroxone e o nalmefene. E o café possui potentes antagonistas opióides, os quinídeos formados na torra do café a partir dos ácidos clorogênicos.

Café e Obesidade - O café é uma bebida que não tem calorias, desde que consumi-do sem açúcar, é claro. Consumindo dessa forma, o café é considerado uma bebida naturalmente dietética. E, para inibir a obesidade infantil, o café com leite está sen-do considerada a bebida mais adequada para crianças e adolescentes. Alem de não engordar, o café com leite é mais nutritivo e saudável que qualquer outra bebida artificial existente.

Café e Jovens - O café pode ajudar também crianças e adolescentes em idade esco-lar. O consumo moderado e diário de café, ao estimular o sistema de vigília, atenção e concentração, pode ajudar no aprendizado escolar. Para isso, basta incluir o café no desjejum – com ou sem leite –, na merenda escolar e também no lanche da tar-de. O consumo diário e moderado de café, portanto, torna o cérebro mais atento, estimula a memória, atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual.

Café e Prazer – Tomar café é um hábito prazeroso, social, que agrega as pessoas, aquece e dá energia. O olfato ou cheiro é algo fundamental na vida humana e o café possui mais substâncias voláteis que o vinho, perfumes ou flores, o que explica o prazer de seu aroma e sabor. Mas o segredo para aproveitar tudo de bom do café é não exagerar. Tudo em excesso faz mal. Além disso, café é uma bebida diurna, que ajuda nas atividades do dia de trabalho, mas seu consumo deve ser reduzido no período da noite, para não afastar o sono – outra importante fonte de saúde e qua-lidade de vida.

Drinques para comemorar o Dia Nacional do Café
A barista Cleia Junqueira, instrutora do CPC – Centro de Preparação do Café, que pertence ao Sindicafé – São Paulo e conta com o apoio da ABIC, sugere duas receitas ideais para comemorar o Dia Nacional do Café, em 24 de Maio: o ‘Brasileirinho’, que combina café, leite condensado e cachaça de café, e o “Café Licoroso”, feito com café, licor de café e chantilly.
As receitas e formas de preparo são bem simples. Mas Cleia chama a atenção para a apresentação do drinque: servir em copo de vidro, com pires e colher!


BRASILEIRINHO
Ingredientes: 60 ml de café; 20 ml leite condensado e 1 dose de cachaça de café
Preparo: Colocar o leite condensado em banho-maria, até que fique morno.
Colocar 20 ml de leite condensado no copo previamente escaldado – reserve.
Separe uma dose de cachaça de café, e flambe. Despeje a cachaça flambada sobre o leite condensado e em seguida coloque o café.
Sirva em seguida. O ideal é mexer aos poucos com uma colher enquanto se bebe.



CAFÉ LICOROSO
Ingredientes: 60 ml de café; 1 dose de licor de café e 60 ml de café
Preparo: No copo previamente escaldado, colocar uma dose de licor de café, e o café em seguida. Cobrir com uma camada de chantilly. Decore com café em grãos ou em pó. Sirva em seguida.
O ideal é mexer aos poucos enquanto se bebe.
Bebida morna.


Fonte: ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG