segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cooperativas de café têm perda de até 30% com falta de chuvas


O forte calor e a falta de chuvas registradas desde o final de dezembro na região Sudeste, principal produtora do país, ameaçam a safra de café deste ano e cooperativas apontam perdas de até 30%. 

É o caso da Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé), maior cooperativa de cafeicultores do mundo, que tem colheita prevista para maio. 

A Fundação Pró-Café, entidade de pesquisa mantida por produtores de Minas Gerais e de São Paulo, informou que observações em lavouras no sul de Minas indicam perdas estimadas em 20%.

O pesquisador da Pró-Café André Luiz Garcia disse que apenas após a volta das chuvas um levantamento estatístico poderá ser feito para indicar com maior precisão o prejuízo. É a pior estiagem desde que a série histórica de dados começou a ser compilada pela Pró-Café, em 1974. 

No sul de Minas, a temperatura em janeiro ficou 1,1ºC acima da média, de 22,4ºC. O volume de chuvas em janeiro foi de só 15% da média. 

"Ainda não é fácil dimensionar, mas se pode concluir que haverá impacto [na safra]", disse Ricardo Lima de Andrade, diretor da Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), que reúne produtores da região de Franca e parte de Minas. 

A previsão de safra menor elevou os preços no mercado futuro. A saca de 60 kg negociada para dezembro saiu do patamar de US$ 145, em 29 de janeiro, para R$ 175, ontem. 

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, afirmou que um eventual retorno das chuvas teria o efeito de só interromper o nível de perdas nos grãos. 

Já o técnico da superintendência de gestão da oferta da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) Jorge Queiroz afirmou que é cedo para avaliar qual será o impacto do clima na safra deste ano.  

Diário do Sudoeste
FolhaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG