quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Café arábica segue NY e fecha em alta de 7% no Brasil por seca, diz Cepea


Os preços do café arábica no mercado brasileiro subiram acentuadamente nesta segunda-feira, no embalo da forte alta das cotações de Nova York



Os preços do café arábica no mercado brasileiro subiram acentuadamente nesta segunda-feira, no embalo da forte alta das cotações de Nova York, que foram sustentas por preocupações relacionadas à seca e ao calor no Brasil, maior produtor global da commodity. 

O indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, fechou a 324,65 reais por saca de 60 kg, posto em São Paulo, aumento de 7,03 por cento sobre o valor de sexta-feira. 

"O impulso veio do forte aumento verificado nos preços externos da variedade", disse o Cepea em nota. 

O contrato com vencimento em março negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures) registrou alta de 8,6 por cento nesta segunda-feira, fechando a 1,3595 dólar por libra-peso. 

O vencimento atingiu durante a sessão 1,364 dólar, o maior nível para um primeiro contrato desde maio de 2013. 

Especialistas avaliam que o período de estiagem deverá ter impacto negativo na nova safra de café do Brasil, cuja colheita começa em mais alguns próximos meses, mas afirmam que ainda não é possível quantificar as perdas. O mesmo acontece para a safra de cana. 

A baixa umidade pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras --os cafezais estão em período de granação e de enchimento dos frutos, notou o Cepea. 

Integrantes do setor produtivo já falam em efeito da seca também para a safra de 2015. 

"Ainda é difícil de quantificar em termos percentuais de quanto será o prejuízo... Considerando as experiências passadas iguais a essa, terá problema nas duas safras (esta e a próxima)", disse o diretor técnico da Cooparaiso, Paulo Sérgio Elias. 

A Cooparaiso, cooperativa com sede em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, atua em 43 municípios, sendo 34 no Estado de Minas Gerais, sete no Estado de São Paulo e dois no Estado do Espírito Santo. 

A instituto da Universidade de São Paulo disse ainda que o aumento de preço estimulou as negociações do grão no Brasil, mas "ainda houve vendedores que continuaram retraídos, no aguardo de novas altas". 

O café robusta, disse o Cepea, também se valorizou nesta segunda-feira, mas em menor proporção. 

O Indicador do tipo 6, peneira 13 acima, fechou a 237,51 reais/saca, alta de 1,29 por cento sobre a última sexta-feira. O tipo 7/8, bica corrida, encerrou a 230,94 reais, valorização de 1,61 por cento. 

Fonte Original: Reuters

Chris Prentice e Fabíola Gomes
Agrolink

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG