![]() |
Os preços do café arábica no mercado brasileiro subiram acentuadamente nesta segunda-feira, no embalo da forte alta das cotações de Nova York |
Os preços do café arábica no mercado brasileiro subiram acentuadamente nesta segunda-feira, no embalo da forte alta das cotações de Nova York, que foram sustentas por preocupações relacionadas à seca e ao calor no Brasil, maior produtor global da commodity.
O indicador Cepea/Esalq do arábica tipo 6, bebida dura para melhor, fechou a 324,65 reais por saca de 60 kg, posto em São Paulo, aumento de 7,03 por cento sobre o valor de sexta-feira.
"O impulso veio do forte aumento verificado nos preços externos da variedade", disse o Cepea em nota.
O contrato com vencimento em março negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures) registrou alta de 8,6 por cento nesta segunda-feira, fechando a 1,3595 dólar por libra-peso.
O vencimento atingiu durante a sessão 1,364 dólar, o maior nível para um primeiro contrato desde maio de 2013.
Especialistas avaliam que o período de estiagem deverá ter impacto negativo na nova safra de café do Brasil, cuja colheita começa em mais alguns próximos meses, mas afirmam que ainda não é possível quantificar as perdas. O mesmo acontece para a safra de cana.
A baixa umidade pode prejudicar o desenvolvimento das lavouras --os cafezais estão em período de granação e de enchimento dos frutos, notou o Cepea.
Integrantes do setor produtivo já falam em efeito da seca também para a safra de 2015.
"Ainda é difícil de quantificar em termos percentuais de quanto será o prejuízo... Considerando as experiências passadas iguais a essa, terá problema nas duas safras (esta e a próxima)", disse o diretor técnico da Cooparaiso, Paulo Sérgio Elias.
A Cooparaiso, cooperativa com sede em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, atua em 43 municípios, sendo 34 no Estado de Minas Gerais, sete no Estado de São Paulo e dois no Estado do Espírito Santo.
A instituto da Universidade de São Paulo disse ainda que o aumento de preço estimulou as negociações do grão no Brasil, mas "ainda houve vendedores que continuaram retraídos, no aguardo de novas altas".
O café robusta, disse o Cepea, também se valorizou nesta segunda-feira, mas em menor proporção.
O Indicador do tipo 6, peneira 13 acima, fechou a 237,51 reais/saca, alta de 1,29 por cento sobre a última sexta-feira. O tipo 7/8, bica corrida, encerrou a 230,94 reais, valorização de 1,61 por cento.
Fonte Original: Reuters
Chris Prentice e Fabíola Gomes
Agrolink
|
quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Café arábica segue NY e fecha em alta de 7% no Brasil por seca, diz Cepea
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA
DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

Nenhum comentário:
Postar um comentário