sábado, 1 de setembro de 2012

Campanha promoverá café brasileiro


 


Pela primeira vez em mais de 20 anos, o setor privado, em parceria com o governo, começará uma campanha de marketing para promover o café brasileiro dentro e fora do país. Com um custo estimado em R$ 26 milhões para o período de 2013 a 2016, a campanha vai divulgar o produto por meio do slogan "Brasil, País do Café". O objetivo será agregar valor ao grão de olho nos eventos esportivos que serão realizados no país, como a Copa, em 2014, e a Olimpíada, em 2016.
 
A campanha pretende "vender" o Brasil como o país do café, assim como já foi feito com a caipirinha anos atrás. Toda a estratégia a ser desenvolvida estará atrelada a quatro pilares principais: diversidade, origem, qualidade e sustentabilidade. Nesse contexto, serão destacados que o país produz quase todos os tipos de cafés que o mercado deseja, em razão das condições naturais favoráveis ao cultivo, como clima e solo, e também à infraestrutura disponível para o processamento do grão. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2012/13 será de 50,4 milhões de sacas.
 
O acordo foi costurado, em Brasília, na sede do Ministério da Agricultura durante esta semana. Os representantes das entidades do setor se juntaram ao secretário executivo da pasta, José Carlos Vaz, e ao diretor do Departamento do Café, Edilson Alcântara, para avaliar conceitos e posicionamento do plano de marketing para os cafés do Brasil. "Nosso objetivo é organizar o setor e dar força para que o consumo continue crescendo nos próximos anos", disse o diretor do Departamento do Café (DCAF), Edilson Martins Alcântara, subordinado à Secretaria de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura. O consumo per capita no país é estimado em 83 litros por ano, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
 
O argumento será que o Brasil possui diversas regiões produtoras de café, cada uma com suas características exclusivas. A intenção é desenvolver o conceito de que os tipos do grão e a qualidade são diversas. "Vamos chamar as melhores empresas de publicidade do país para apresentar o café nacional durante os próximos eventos mundiais que acontecerão no Brasil. A campanha vai ajudar a fortalecer o posicionamento do país nesse mercado, destacando as produções de qualidade e sustentáveis dos cafeeiros", disse Alcântara
 
Em relação à qualidade, será mostrado que a cafeicultura brasileira - considerada uma das principais fontes mundiais de cafés diferenciados - tem nela seu diferencial. A campanha buscará reforçar a imagem do país nessa direção, com ênfase particular nas variedades destinadas aos cafés especiais.
 
A divulgação enfocará, ainda, que o país é um importante produtor de cafés sustentáveis e certificados. "Hoje em dia, a sustentabilidade é um atributo cada vez mais valorizado por empresas e consumidores em diversos países. Por isso, ela será usada como um pilar no posicionamento dos Cafés do Brasil", disse o presidente-executivo do Conselho Nacional do Café (CNC), Silas Brasileiro. "Com isso em mãos, vamos investir no marketing", completou.


Valor Econômico

Tarso Veloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG