terça-feira, 24 de junho de 2014

USDA prevê recuo na produção mundial de café em 2014/2015


Redução da safra brasileira é vista como principal motivo

POR ESTADÃO CONTEÚDO

cafe_graos_agricultura (Foto: Shutterstock)
Recuo da produção brasileira é apontado pelo USDA como principal fator de queda na safra mundial de café (Foto: Shutterstock)

A produção mundial de café na safra 2014/2015 deve diminuir 1,5 milhão de sacas de 60 kg, ou 1%, em relação ao período anterior, para 148,67 milhões de sacas. Os números fazem parte de levantamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
A queda é provocada principalmente pela redução na produção brasileira, a maior do mundo. Segundo o USDA, no entanto, "a redução é parcialmente compensada pela recuperação da produção na Colômbia e na América Central". Com relação aos estoques globais, o USDA estima queda de 10,86% ao fim de 2014/15, para 32,12 milhões de sacas ante 36,03 milhões de sacas em 2013/14.
O relatório estima que o Brasil, maior produtor e exportador mundial, deve colher 49,5 milhões de sacas na safra 2014/15, queda de 4,2 milhões de sacas, ou 7,8% menos, em relação à safra 2013/14 (53,7 milhões de sacas). O estoque de passagem no País ao fim do período deve alcançar 6,3 milhões de sacas, para exportação de 29 milhões de sacas. "O consumo interno permanece estável, após duas décadas de constante expansão", comenta o USDA.
A produção do Vietnã, a segunda maior do mundo, está projetada em 29,3 milhões de sacas, 1% maior do que no período anterior, impulsionada pelo crescimento da área colhida, apesar do fraco rendimento das novas plantas. A exportação vietnamita de café deve aumentar 2 milhões de sacas, para recorde de 27 milhões de sacas, "revertendo o recente acúmulo de estoques", informa o USDA.
A safra de café da Colômbia em 2014/15 deve crescer até 1 milhão de sacas, para 12 milhões de sacas, graças a rendimentos mais elevados. O aumento ocorre após sete anos de produção abaixo da média, por causa da disseminação de pragas e doenças nos cafezais.
Após dois anos de declínio na produção na América Central e no México, que representam um quinto da produção de arábica no mundo, a safra deve aumentar 870 mil sacas em 2014/15, para 16,2 milhões de sacas.
GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG