terça-feira, 10 de junho de 2014

SAFRA DE CAFÉ DO BRASIL CAIRÁ PARA ATÉ 40,1 MI SACAS, REAFIRMA CNC



As chuvas recentes que atingiram regiões produtoras de café no Brasil não têm potencial para recuperar a colheita deste ano, que deverá ficar dentro do intervalo previsto anteriormente de 40,1 milhões a 43,3 milhões de sacas, afirmou nesta sexta-feira (6/6) o Conselho Nacional do Café (CNC) em meio a especulações do mercado de uma quebra menor que a esperada na safra nacional, o que tem pressionado os preços recentemente.

Para o CNC, que representa os produtores, as chuvas não poderiam propiciar a recuperação da produção deste ano, "haja vista que os grãos já passaram por sua fase de granação, ou seja, já desenvolveram o que tinham que desenvolver".

"O máximo que essas precipitações poderiam ocasionar seria uma recuperação das plantas para a safra 2015, no entanto, o volume de água foi muito baixo e, portanto, insatisfatório para suprir o solo e os pés de café para passarem pelo período seco", disse o CNC em nota.

Os contratos futuros do café arábica mudaram de direção nesta sexta-feira e subiam mais de 2 por cento após a divulgação da nota do CNC, sendo cotado a 1,7345 dólar por libra-peso, por volta das 14h (horário de Brasília). Coberturas de posições vendidas e ordens de compra ocorreram no mercado após a estimativa sobre a safra brasileira.

No últimos tempos, o mercado tem apresentado fraqueza na bolsa de Nova York, tendo recuado pouco mais de 20 por cento ante o pico do ano registrado em meados de abril, de 2,19 dólar por libra-peso, diante de avaliações do mercado de que a safra no maior produtor global não será tão ruim quanto o esperado.

O recuo ocorreu após uma disparada nos preços no ano até meados de abril, quando o mercado reagia a perdas na produção brasileira por conta do tempo seco sem precedentes nos meses tradicionalmente chuvosos de janeiro e fevereiro.

Comparando a estimativa do CNC com a do Ministério da Agricultura para 2013, a safra brasileira de 2014 poderia recuar 18,4 por cento, na pior das hipóteses.

O governo brasileiro, entretanto, estima a quebra menor na safra nacional ante 2013, de 9,3 por cento, para 44,57 milhões de sacas.

"É válido frisar, ainda, que a retomada das chuvas, no presente momento, pode trazer novo problema relacionado à qualidade, pois derrubaria os grãos dos pés e interferiria na secagem da produção", acrescentou o CNC.

O Brasil está em processo de colheita da safra de 2014. Alguns integrantes do mercado relatam que o total colhido já atingiu cerca de 20 por cento.

Fonte: Reuters

CCCMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG