sexta-feira, 6 de junho de 2014

Recentes chuvas são incapazes de recuperar safra de café, diz CNC


Grãos já passaram por sua fase de granação, segundo o Conselho Nacional do Café

POR ESTADÃO CONTEÚDO

agricultura_cafe (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)
A Fundação Procafé apurou que a safra deste ano deve alcançar de 40,1 milhões a 43,3 milhões de sacas de 60 quilos (Foto: Marcelo Min/Ed. Globo)

As recentes chuvas nas áreas produtoras de café do Brasil são incapazes para propiciar a recuperação da produção deste ano. A avaliação é do Conselho Nacional do Café (CNC), em comunicado divulgado nesta sexta-feira (6/6). Além de terem ocorrido em baixo volume, as chuvas não têm potencial para melhorar a produção, considerando os aspectos agronômicos e fisiológicos, "já que os grãos já passaram por sua fase de granação, ou seja, já desenvolveram o que tinham que desenvolver", informa CNC.
A Fundação Procafé apurou que a safra deste ano deve alcançar de 40,1 milhões a 43,3 milhões de sacas de 60 kg. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projeta a safra em 44,57 milhões de sacas, menos 4,58 milhões de sacas, ou 9,33% em comparação com a safra 2013 (49,15 milhões de sacas). A redução da produção, principalmente de arábica, é atribuída à estiagem atípica no verão, com elevada temperaturas, principalmente entre janeiro e fevereiro.
O ministro da Agricultura, Neri Geller, em recentes declarações à imprensa, informou que previsões de safra divulgadas pela Conab deverão ser revisadas, já que o impacto da seca teria sido "amenizado" por chuvas ocorridas nos últimos dias.
Para o presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira, o posicionamento do ministro, sem o devido embasamento, é incabível especialmente com os mercados abertos. "Isso pode levar a tomada de decisões equivocadas por parte de muitos players que não estão no campo acompanhando o que está acontecendo".
O CNC reforça que "o máximo que essas precipitações poderiam ocasionar seria uma recuperação das plantas para a safra 2015, no entanto, o volume de água foi muito baixo e, portanto, insatisfatório para suprir o solo e os pés de café para passarem pelo período seco". "Nem sequer o crescimento dos ramos seria possível com a retomada das chuvas, pois essa fase fisiológica também já passou em janeiro e fevereiro", informa a entidade que reúne as principais cooperativas de café do País.
Conforme o CNC, os primeiros grãos colhidos têm apresentado rendimento menor, aspectos mal granados, miúdos e peneira baixa. "É válido frisar, ainda, que a retomada das chuvas, no presente momento, pode trazer novo problema relacionado à qualidade, pois derrubaria os grãos dos pés e interferiria na secagem da produção", conclui a entidade.
GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG