sexta-feira, 6 de junho de 2014

Avanço em colheita permite quantificar quebra do café com clima


O início da colheita do café está permitindo ao produtor verificar o tamanho real da quebra de produção devido ao clima seco e às altas temperaturas em janeiro e fevereiro. ´O café está mais leve e menor do que o normal´, contou o produtor mineiro José Carlos Cepera, em entrevista ao Broadcast. ´A falta d´água impediu uma boa formação do grão. Alguns cafés estão com um em vez de dois grãos.´ Cepera cultiva 840 hectares com café arábica na Fazenda São Paulo, em Oliveira, no centro-oeste de Minas, na região conhecida como Campos das Vertentes. O Estado de Minas é o maior produtor nacional de café.
Cepera já colheu cerca de 15% da área total e a quebra na produção deve ficar entre 15% a 20%. ´A expectativa era colher cerca de 30 mil sacas, mas devemos colher entre 24 mil e 25 mil sacas.´ Ele disse que nunca viu algo semelhante em 32 anos na lida com a cultura. A queda no rendimento é percebido no momento de ´transformar´ a saca de café em litros da bebida. Em anos de produção normal a fazenda tem o equivalente a 500 litros de café para uma saca de 60 kg. ´Nesta safra, precisamos de mais litros: 600 a 650 para uma saca´, conta sobre o fato de os grãos estarem menores e renderem menos. O produtor, no entanto, se considera um privilegiado. ´Tivemos algumas chuvas que ajudaram as lavouras. No sul de Minas, há relatos de perdas de 30% a 50% da produção´, afirma.
Esse quadro de menor produção no Brasil, maior produtor e exportador do mundo, provocou um rebuliço no mercado de café. As cotações futuras do arábica na Bolsa de Nova York dispararam e acumulam valorização de cerca de 50% este ano.
Mas além do problema com o clima, José Carlos Cepera relata que as dificuldades com despesa com mão de obra também atrapalham a vida do cafeicultor. Ele argumenta que, do custo total de 1 saca de café, 40% a 45% é com mão de obra. Desse porcentual, 80% é desembolso com trabalhador na atividade de colheita. ´Falta disponibilidade (de trabalhadores) e a parte trabalhista encarece ainda mais a atividade´, argumenta.
A alternativa é a mecanização das lavouras. De acordo com Cepera, um dia de trabalho de uma máquina automotriz colhedora de café equivale ao trabalho de cerca de 80 homens. Atualmente, cerca de 50% da colheita na fazenda já é realizada por meio de máquina (automotriz e derriçadeira). A estratégia é continuar a eliminar talhões mais antigos, em áreas de relevo acidentado, difíceis para a entrada de máquinas. ´Sem isso (mecanização), fica difícil garantir alguma margem´, explica Cepera. A produtividade do café da Fazenda São Paulo é de 35 sacas a 40 sacas por hectare, para uma média nacional de 20 a 25 a saca por hectare. A colheita de café na Fazenda São Paulo deve se encerrar em setembro, dentro do prazo programado.
Compensação no pós-colheita - Para compensar a perda de rendimento, o produtor investe na tecnologia pós-colheita. ´É uma série de cuidados para aumentar o volume de grãos de qualidade, destinados à exportação´, afirma o produto. A fazenda tem cerca de 10 secadores de café, além de 32 mil metros quadrados de terreiro, para secagem ao natural. O correto manejo da propriedade é endossado pelas certificadoras internacionais Rainforest Alliance e UTZ Certified. ´É uma infraestrutura cara, mas somos recompensados com preços pelo menos 10% acima do mercado´, avalia Cepera.
Das cerca de 25 mil sacas colhidas este ano, 60% vai apresentar qualidade para exportação. ´A média, nas fazendas brasileiras, é um pouco mais baixa. Cerca de 30% a 40% da safra é destinada ao mercado externo´, estima Cepera.
O produtor não se entusiasma muito com a alta das cotações internacionais do café, justamente por causa da quebra a safra brasileira. ´A alta de preços ajuda, mas não é um exagero e apenas compensa a queda na produção´. O custo médio de produção de lavoura mecanizada está em cerca de R$ 300 a saca e, no mercado, o produto tipo exportação vale hoje cerca de R$ 400 a saca.
AGÊNCIA ESTADO
TERRA VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG