terça-feira, 6 de maio de 2014

Proprietário rural já pode enviar dados para o CAR


Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente foi publicada nesta terça-feira

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL


economia_e_negócios_terra (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)
CAR representa compromisso do produtor em promover a regularização ambiental das propriedades (Foto: Ernesto de Souza / Ed. Globo)

Produtores rurais de todo o país já podem enviar seus dados para o Sistema do Cadastro Ambiental Rural para promover a regularização de suas propriedades. Foi publicada nesta terça-feira (6/5) a Instrução Normativa do Ministério da Meio Ambiente, que estabelece o prazo de um ano, prorrogável por mais um.
Nota divulgada também nesta terça-feira pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) esclarece que o proprietário rural, ao fazer seu cadastro, informa as áreas possíveis de regularização ambiental e assume o compromisso de regularizar. Depois disso, os órgãos ambientais vão avaliar as informações.
“Os estados irão definir as áreas e as espécies que podem ser utilizadas na recomposição ou recuperação a por meio dos seus PRA´s (Programas de Regularização Ambiental)”, afirma Rodrigo Brito, coordenador da Comissão de Meio Ambiente da CNA.
Soja
Também em nota, a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) avaliou que a publicação das normas fortalece a agenda ambiental da cadeia produtiva da soja.
“A regulamentação do CAR e do PRA abre caminho para a formatação do módulo ambiental de cursos, oficinas de campo e materiais didáticos para a capacitação de produtores rurais no âmbito do Programa Soja Plus, de gestão econômica, social e ambiental da propriedade rural”, diz o comunicado.
Segundo a entidade, o CAR será a base das práticas previstas para o setor depois do fim da Moratória da Soja, previsto para dezembro deste ano. “Delimitará o perímetro da propriedade e definirá o uso e ocupação do solo, demarcando as áreas destinadas à produção de alimentos e à proteção ambiental”, explica a Abiove.
GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG