segunda-feira, 26 de maio de 2014

Dilma assinará medida provisória que flexibiliza emplacamento de trator


A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira (26) que assinará uma medida provisória que simplifica o processo de emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. Há duas semanas, a presidente vetou proposta aprovada pelo Congresso que previa o fim do emplacamento e licenciamento de veículos agrícolas.
saiba mais

Durante o anúncio do Plano Safra da Agricultura Familiar, que destinará R$ 24,1 bilhões para médios e pequenos agricultores investirem na produção de 2014/2015, Dilma frisou que o licenciamento será feito uma única vez e será exigido apenas para tráfego em via pública.

"Vamos simplificar o processo de emplacamento dos equipamentos agrícolas porque o licenciamento só vai ser feito uma única vez para toda a vida útil da maquina e será exigido apenas para trafegar em vias públicas. Antes, a carteira [de motorista] exigida era muito mais complexa, agora passamos a exigir o mesmo tipo de carteira padrão, a carteira tipo B. Essa é uma medida que ao mesmo tempo diminui e elimina burocracia", discursou a presidente.

Dilma destacou que a intenção é apenas fiscalizar a circulação em em vias públicas. "Estou falando em vias públicas e não do que acontece da porteira pra dentro de uma propriedade."

Veto a proposta

A presidente Dilma Rousseff vetou a medida que . A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (14). O projeto vetado por Dilma, que previa o fim da necessidade de emplacamento e licenciamento nos veículos agrícolas, era de autoria do deputado federal Alceu Moreira (PMDB – RS).

Segundo o texto do veto, o termo “veículos automotores destinados a executar trabalhos agrícolas” foi considerado muito amplo. Para que a decisão fosse tomada, três pastas foram consultadas - Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Ministério das Cidades.
O projeto começou a tramitar no Congresso em 2012 e foram realizadas audiências públicas sobre o tema. Segundo o autor do projeto, a exigência do emplacamento e licenciamento destes tipos de veículos seria desnecessária e onerosa, uma vez que as máquinas têm 98% de sua vida útil dentro do campo, e que não havia necessidade de que fossem submetidas às regras para carros de passeio.

TV TERRA VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG