quinta-feira, 15 de maio de 2014

Conab estima redução de 9,3% na produção de café nacional em 2014


SÃO PAULO -  A produção nacional de café (arábica e robusta) em 2014 deve ficar em 44,6 milhões de sacas de 60 quilos do produto beneficiado.  O resultado representa uma redução de 9,33% ou 4.585 sacas a menos, se comparado aos 49,15 milhões da safra anterior. Em comparação à média dos intervalos da pesquisa de janeiro, o resultado é de 8,7%  menor. É o que aponta o 2º levantamento da safra 2014, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta quinta-feira (15), em Brasília.
A redução foi observada no café arábica, que registra queda de 15,8%, e se deve à forte estiagem verificada nos primeiros meses do ano, à área menor plantada, reflexo do preço da cultura para o produtor, à inversão da bienalidade em algumas regiões, como na Zona da Mata mineira, como também a geadas que atingiram o estado do Paraná em 2013. Já o robusta apresentou aumento de 13,5%, em função da renovação e revigoramento da produtividade e das condições climáticas favoráveis ocorridas sobretudo no estado do Espírito Santo, maior produtor da espécie.
A produção de café arábica, estimada em 32,2 milhões de sacas, corresponde a 72,3% do volume de café produzido no país, e o seu maior produtor é o estado de Minas Gerais, com o volume de 22,7 milhões de sacas. Já a produção do robusta,  que chega a 12,3 milhões de sacas, representa 27,7% do total nacional e tem o Espírito Santo como o maior produtor e  com colheita de 9,4 milhões de sacas. 
O plantio em termos nacionais deve ocupar uma área de 2,3 milhões de hectares, 1,9% inferior à safra passada, com uma redução de 44 mil hectares. Minas Gerais concentra a maior área plantada e 1,2 milhão de hectares, predominando a espécie arábica, com 98,9% do total estadual. Isto representa 54,9% da área cultivada no país. A segunda colocação é do Espírito Santo, com 488,6 mil hectares, e área de 310,1 mil hectares de  robusta no estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG