segunda-feira, 7 de abril de 2014

Ferrugem causa perdas de US$ 243 mi à cafeicultura na América Central Honduras é o país mais atingido, de acordo com estudo



agricultura_cafe_colheita_lavoura (Foto: Davilym Dourado/Ed. Globo)
Cafeicultura da América Central sofre com a pior epidemia já registrada de ferrugem (Foto: Davilym Dourado/Ed. Globo)
As perdas causadas pelo fungo causador da ferrugem do café na América Central somam US$ 243,4 milhões, sendo 37,3% em Honduras. É o que mostra um estudo publicado pela Secretaria de Integração Econômica Centro-americana (Sieca).
A atual epidemia do chamado fungo roya é considerada pela Organização Internacional do Café (OIC) a pior desde quando a doença foi registrada pela primeira vez na região em 1976. De acordo com a OIC, a incidência da ferrugem sobre o parque cafeeiro centro-americano é de 53%.
O estudo da Sieca aponta que a produção de café na região registrou quedas de 10% e 15,4% nos anos de 2012 e 2013, respectivamente. Considerando as últimas temporadas, as perdas por causa da ferrugem chegaram a 44,8% em Honduras, 20,4% na Guatemala e 11,2% na Costa Rica. 
Ainda conforme o documento, em 2013, a participação da América Central na oferta global de café foi de apenas 8%. E a exportação caiu 34,5% comparando 2013 e 2012.
No entanto, o documento destaca que a queda na oferta não é o único problema. Com a doença atingindo o parque cafeeiro e afetando a produção em suas várias fases, a demanda por mão de obra caiu na região.
“A retomada da produção cafeeira e de sua capacidade exportadora na América Central está condicionada às políticas adotadas pelos países para combater o fungo roya”, conclui o estudo.
De outro lado, a Secretaria de Integração Econômica Centro-americana avalia que há a expectativa de que a queda nos volumes produzidos traga pressão de alta aos preços do café. E que esta valorização possa servir de alguma compensação para a cadeia produtiva. 
GLOBO RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG