sexta-feira, 7 de março de 2014

Relatório da Reunião GTEC Café Cooperativas



No dia 14/02/14, o grupo GTEC Café Cooperativas se reuniu no auditório da Cooxupé para discutir as condições das lavouras cafeeiras.

O grupo formado pelos departamentos técnicos das cooperativas Cooxupé, Cocatrel, Cooparaíso, Cocapec, Copermonte, Comap, Coperrita, Cocarive, Coopinhal, Cara, Copama, Copervas, Capebe, Copercam e Minasul abrange as regiões Sul/Sudoeste e Cerrado de Minas Gerais e Alta Mogiana, no estado de São Paulo.

Condições dos plantios

Na região Sul/Sudoeste de Minas Gerais foi evidenciado atrasos de até 70% nos plantios, enquanto que em outras regiões, como Cerrado (Minas) e Alta Mogiana (São Paulo), o plantio já ocorreu.

Outro fato relatado durante a reunião é que cerca de 30% a 50% dos plantios realizados estão com morte de mudas, além de grandes perdas no desenvolvimento, mesmo com molhamento de emergência.
Os replantios estão comprometidos pela falta de mudas e também já não há mais tempo hábil para sua realização.

Lavoura em formação (primeira produção)

       As lavouras em formação estão com maior comprometimento fisiológico. Foram detectados:

  • Murcha pronunciada e grande escaldadura;
  • Grande percentual de frutos chochos;
  • Perdas de produtividade de até 50%, principalmente em regiões abaixo de 900m de altitude, onde tem ocorrido evapotranspiração e temperaturas muito acima das médias históricas.
Na região do Cerrado, as perdas devem ser menores em função de melhor precipitação em janeiro e maior uso de insumos e irrigação.

As variedades Mundo Novo e Catucai, dentre as cultivares plantadas no Sul/Sudoeste de Minas e Cerrado Mineiro, estão apresentando maiores perdas, podendo inclusive, haver comprometimento da arquitetura da planta.

Em janeiro e no primeiro decêndio de fevereiro não houve crescimento de ramos.

Lavoura em produção


A umidade relativa muito baixa (abaixo de 50%) e temperaturas elevadas (acima de 30C) prejudicaram a realização eficiente dos tratos culturais e fitossanitários nas lavouras em produção, de acordo com o calendário agrícola planejado.

 Outros pontos merecem destaques na avaliação das lavouras:

  • Intensa escaldadura, principalmente na face do sol poente;
  • Maior pressão de bicho mineiro, ácaro vermelho e cercóspora;
  • No Sul/Sudoeste de Minas as adubações estão com grandes atrasos. Grande parte da segunda adubação (dez/jan) não foi realizada ou teve seu aproveitamento comprometido;
  • Nas regiões do Cerrado e Alta Mogiana, as adubações ocorreram dentro do planejado, porém, com grande redução na eficiência;
  • Grande ocorrência de grãos chochos e/ou mal formados e com baixo peso, exceto nas áreas irrigadas;
  • Formação do sintoma de coração negro e descolamento do grão/pergaminho com a casca (grão desidratado).
 Considerações finais

No início deste ano, observamos condições climáticas extremas: temperaturas com picos de 35C, evapotranspiração acima de 5 mm, amplitude térmica em torno de 16C, umidade relativa de 23% e precipitação no mês de janeiro de 20mm.

Não temos relatos de que estes fatos foram observados anteriormente. Ainda é cedo para quantificar o impacto da seca na safra 2014 e a sua influência na safra 2015. No entanto, já existe perda consolidada, tanto em quantidade quanto em qualidade.

As lavouras com melhor nível tecnológico de investimento (fertilização, manejo de mato, irrigação, controle fitossanitário) apresentam menores índices de perda.

As condições adversas extremas levaram os cafeeiros a produzirem grande quantidade de ácido abscísico para estimular o fechamento dos estômatos. Juntamente com esse efeito, as plantas acumularam grande quantidade de etileno e mesmo quando ocorrerem a retomada das chuvas regulares, poderá haver grande desfolha e perdas de frutos, pois as zonas de abscisão já se desenvolveram.

A partir de agora, caso as chuvas não sejam regulares em volume e distribuição adequadas, suficientes para suprir o déficit hídrico e repor o armazenamento de água no solo, os prejuízos poderão ser ainda maiores na safra 2014 e 2015.

Fonte Cooxupé e Assul

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG