terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Falta de chuva e calor prejudicam produção de café em Caconde, SP Queda na safra pode chegar até 20%, segundo cafeicultores da cidade. Além do clima, aparecimento de pragas também preocupa produtores.



A falta de chuva e o calor excessivo neste início de ano prejudicam a produção de café em Caconde (SP) e a queda na safra pode chegar a 20%, segundo os agricultores. Além dos problemas com o clima, os produtores temem também o surgimento de pragas na lavoura.

Caconde tem a maior área plantada de café do Estado de São Paulo. São 10 mil hectares divididos em 2,1 mil propriedades. Uma delas é de Ademar Pereira, que tem uma fazenda de 40 hectares e já faz as contas dos prejuízos. Por causa do clima, em muitos pés está ocorrendo a chamada mumificação dos grãos. “Com a falta de água o fruto se perde e o prejuízo é talvez de 15% a 20%”, afirmou

Cafeicultor teme perda na safra de café em Caconde, SP (Foto: Reprodução/EPTV)
Cafeicultor teme perda na safra de café em
Caconde, SP (Foto: Reprodução/EPTV)

O cafeicultor Mário Ferrari observa com atenção a produção que mantém em 300 hectares de terra em Caconde e em outras duas cidades de Minas Gerais. A adubação que precisa ser feita duas vezes a cada ciclo está atrasada. “É em razão da falta de chuva e o pé de café não sabe esperar, o ciclo é normal e se não fazer naquele tempo, não adianta mais fazer”, disse.

No cafezal, os efeitos do clima provocam a chamada escalcadura, uma marca de queimado nas folhas, e alguns grãos não cresceram como o esperado. O resultado disso é uma diminuição na produtividade e o surgimento de pragas pode fazer com que os grãos sejam perdidos. “Quanto mais sol, mais facilita a transição da broca”, disse Ferrari. “Ela ataca o fruto e causa perdas de qualidade, peso e até o aspecto do café, o que pra janeiro não é normal”, comentou o técnico agrícola Ademir Rabelo.

O agrônomo Marcos Mesquita explica que a situação é preocupante. “A chuva normal no mês de janeiro é de 300 milímetros e neste ano não chegou nem a 100 milímetros, e essas chuvas são muito esparsas”, explicou.

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2014/01/falta-de-chuva-e-calor-prejudicam-producao-de-cafe-em-caconde-sp.html

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG