segunda-feira, 30 de setembro de 2013

CNA PEDE SUSPENSÃO AUTOMÁTICA DE PAGAMENTO DE DÍVIDAS DA CAFEICULTURA



Diante da grave crise enfrentada pelos produtores de café, com os preços do produto em queda, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou a suspensão automática do pagamento das parcelas de crédito rural da cafeicultura por um período de 90 dias. O ofício com a solicitação foi encaminhado pela presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, à Casa Civil da Presidência da República e aos ministérios da Agricultura e da Fazenda.

De acordo com comunicado divulgado pela entidade, será formado um grupo de trabalho para avaliar a situação da cafeicultura. Após a análise, serão apresentadas ao governo sugestões para solucionar de forma definitiva o problema do setor.

A CNA e o Conselho Nacional do Café (CNC) já iniciaram um levantamento de dados sobre o nível de endividamento dos produtores de café. Os dados estão sendo colhidos junto a cooperativas de produção, de crédito e bancos.

A CNA alerta para a gravidade da situação atual do setor, com perda de renda e elevação do nível de endividamento. A tendência de queda dos preços do grão persistiu nas últimas semanas, mesmo com a intervenção do governo no mercado interno, por meio dos leilões de contratos de opção de venda.

'Grande parte dos produtores comercializa o café a preços inferiores ao custo de produção e enfrenta dificuldades para quitar as parcelas de crédito rural', afirma em nota o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Breno Mesquita.
Para os leilões de opções de venda de café, a CNA solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que armazéns privados também sejam credenciados para receber o café que pode ser entregue no exercício dos contratos.

O governo divulgou apenas a lista de armazéns públicos que podem receber o produto. A medida é necessária porque alguns municípios produtores estão muito distantes desses armazéns, inviabilizando economicamente a entrega do produto pelo cafeicultor, informa a entidade.

Fonte: Valor Econômico

CCCMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG