terça-feira, 16 de julho de 2013

Clima prejudica produtores em MG



De acordo com levantamento da Safras & Mercado, cerca de 27% da produção estimada da safra atual já foram colhidos, e em igual período anterior o índice era de 28%


De acordo com levantamento da Safras & Mercado, cerca de 27% da produção estimada da safra atual já foram colhidos, e em igual período anterior o índice era de 28%. O atraso também acontece nas liberações dos recursos do Funcafé (Fundo de Defesa da Economia Cafeeira), o que contribui para o agravamento da crise no setor.
 
Um dos principais problemas causados pelas chuvas é a queda da qualidade, o que reduz a rentabilidade do produtor. A crise na cafeicultura é considerada crítica, e já com quase 30% da safra colhida os recursos para colheita e estocagem prometidos pelo governo federal ainda não foram liberados.
 
De acordo com o diretor da FAEMG e presidente das comissões de Café da Faemg e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Breno Mesquita, com as chuvas a situação dos cafeicultores mineiros se agravou ainda mais. A morosidade na liberação do crédito proveniente do Funcafé está inviabilizando a atividade.
 
"Já estávamos enfrentando problemas sérios com relação à baixa cotação do grão, e com as chuvas tivemos a qualidade comprometida. Precisamos que o governo federal seja mais ágil nas ações para que o produtor seja atendido e se evitem novas perdas. O cafeicultor que já iniciou a colheita ainda não teve acesso aos recursos voltados. Esta situação leva à comercialização antecipada da safra para cobrir os custos, o que causa prejuízos aos produtores", disse Mesquita.
 
De acordo com Safras & Mercado, em Minas Gerais serão produzidas 25,8 milhões de sacas de 60 quilos. Até o dia 3 de julho já haviam sido colhidas 7 milhões de sacas, o que representa 27% da produção estimada. No mesmo período do ano passado o índice de conclusão da colheita era de 28%.
 
Na Zona da Mata, de uma produção estimada em 7,8 milhões de sacas, somente 3 milhões foram colhidas até a primeira semana do mês, o que representa 38% da safra. Em igual período do ano passado o ritmo estava mais acelerado e os trabalhos abrangiam 46% do total.
 
No Cerrado, a colheita está em torno de 20% da produção. De uma safra de 5 milhões de sacas, já foram colhidas 1 milhão. O ritmo é mais lento quando comparado com o registrado em igual intervalo da safra 2012, quando os serviços alcançavam 46%.
 
Já nas regiões Sul e Oeste de Minas, os trabalhos com a colheita do grão estão mais acelerados que os observados na safra anterior. Até a primeira semana de julho a colheita abrangia cerca de 23% da produção, com 3 milhões de sacas colhidas em uma safra estimada em 13 milhões de sacas. Nessas regiões, em igual período da safra anterior, o ritmo de conclusão dos serviços era de 21%.
 
"Nossa expectativa é de que a chuva pare ao longo das próximas semanas. Caso aconteça, será possível conservar a qualidade do café nos 70% da safra que ainda serão colhidos. Este cuidado com a preservação da qualidade do café é fundamental para agregar valor ao grão", disse.
 
No país, a colheita da safra de café já atingiu 44% da produção estimada. A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado, quando 40% estavam colhidos. Ao todo, devem se produzidas no Brasil 52,9 milhões de sacas de 60 quilos.

Portal do Agronegócio

CNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG