sábado, 30 de março de 2013

Novo presidente da Emater prioriza agricultura familiar e prevê expansão de atividades da instituição



Sustentabilidade, qualificação e agregação de valor serão o foco da gestão do engenheiro agrônomo José Ricardo Ramos Roseno, à frente da empresa desde fevereiro
Divulgação/Emater-MG
O engenheiro agrônomo José Ricardo Ramos Roseno, à frente da Emater, tem metas ambiciosas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado
O engenheiro agrônomo José Ricardo Ramos Roseno, à frente da Emater, tem metas ambiciosas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado
Empossado no último mês para o cargo de presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), o engenheiro agrônomo José Ricardo Ramos Roseno tem metas ambiciosas voltadas para o fortalecimento da agricultura familiar no Estado em sua gestão.
Além de parcerias com outros órgãos dos governos estadual e federal e com entidades ligadas aos trabalhadores rurais e do agronegócio, Ricardo Roseno, que há 18 anos é funcionário de carreira da Emater, ressalta a necessidade de universalizar a extensão a todos os municípios mineiros. A sua intenção é expandir as atividades da Emater como um todo, principalmente nos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
“Nosso principal desafio é fazer com que a Emater retome o seu papel de protagonista, com atuação decisiva na melhoria da qualidade de vida das famílias mineiras e na redução das desigualdades entre pessoas e regiões”, afirma.
Aliado aos objetivos do Governo de Minas Gerais nessa área, que incluem a expansão e a qualificação da atividade agropecuária mineira,o novo presidente da instituição frisa que  sua gestão será baseada na qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural e na geração de resultados concretos para a sociedade, em especial para os agricultores familiares, contemplando, ainda, o conceito de sustentabilidade.
“Para tanto, implementaremos uma metodologia de assistência técnica à propriedade rural, que vai orientar o agricultor, tendo em vista a responsabilidade econômica, o ganho ambiental e também o desenvolvimento de toda a sociedade”, planeja.
Além do estímulo aos produtores rurais na adoção de novas tecnologias a fim deagregar valor aos produtos oriundos da agricultura familiar, a permanência dos jovens no campo será incentivada por meio do Projeto Transformar, priorizando a qualificação profissional, informa o presidente. “O objetivo é promover a formação crítica, cidadã e profissional dos jovens rurais, habilitando-os para a implementação de projetos produtivos, com geração de trabalho e renda”, salienta Ricardo Roseno.
Confira a seguir trechos daentrevistaconcedida pelo novo presidente da Emater-MG à Agência Minas:
Como funcionário de carreira da Emater e conhecedor das atividades da empresa, quais são os desafios a serem enfrentados nos próximos anos na sua avaliação?
Acreditamos que o grande desafio é promover a assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento sustentável. A Emater consolidou a metodologia de extensão rural, denominada Mexpar (Metodologia Participativa de Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável), que hoje é referencial não apenas para Minas Gerais mas para todo o país. Entretanto, agora precisamos pensar com mais ênfase na sustentabilidade. Para tanto, implementaremos  também uma metodologia de assistência técnica que vai orientar o agricultor tendo emvista a responsabilidade econômica, o ganho ambiental e também o desenvolvimento de toda a sociedade.
É fundamental resgatarmos o papel de orientação tecnológica de nossos colegas extensionistas, priorizando a adoção de indicadores socioeconômicos e ambientais para a adequação de propriedades rurais. Ou seja, trabalhar a organização para a gestão coletiva de projetos de desenvolvimento rural sustentável, sem perder o foco no desenvolvimento da unidade produtiva e dos agricultores familiares.
Também estamos convictos de que é necessário implementar mudanças para que a Emater retome o seu papel de protagonista com atuação decisiva na melhoria da qualidade de vida das famílias mineiras e na redução das desigualdades entre pessoas e regiões. Assim, estamos redesenhando os setores da empresa, revisando nosso planejamento estratégico, pensando na Emater não somente agora, mas daqui a 20 anos. Tambémé preciso intensificara utilização de ferramentas de gestão, que são importantes para a tomada de decisão em tempo hábil.
Que planos a nova diretoria tem para ampliar as atividades da Empresa? Quais são as áreas prioritárias?
Esta gestão será baseada na qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural e na geração de resultados concretos para a sociedade, em especial para os agricultores familiares. A nossa meta é universalizar a extensão, levá-la a todos os municípios de Minas.
Estamos dispostos a negociar para que os municípios que ainda não são atendidos pela empresa passem a ser. Desenvolveremos as áreas de planejamento,  técnica e de recursos humanos, como forma de fortalecer a Emater e de capacitar os profissionais que atuam para a melhoria da qualidade de vida das famílias mineiras.
Na sua avaliação, existe espaço para ampliação e fortalecimento da agricultura familiar em Minas?
Com certeza podemos fortalecer, e muito, a agricultura familiar em nosso Estado. Para tanto, é fundamental a articulação com outros órgãos e entidades do Governo de Minas, sob a premissa do trabalho em rede e a gestão para a cidadania, empreendidas pelo governador Antonio Anastasia.
Também é necessário que tenhamos um posicionamento político no âmbito federal, notadamente por meio da Associação Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), para que o sistema brasileiro assistência técnica e extensão rural se consolide cada vez mais e para que sejam criadas novas formas de financiamento da assistência técnica pública estatal brasileira.
"Buscaremos constantemente pensar as estratégias e o papel da Emater
para a consolidação de políticas públicas e o fortalecimento
das cadeias produtivas prioritárias de Minas Gerais"

Em quais regiões a Emater precisa reforçar a atuação?
Há algumas regiões do Estado que são mais carentes, como o Norte de Minas e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Com altos índices de pobreza, as famílias ainda lutam contra a seca e a fome. Por isso, precisamos investir em programas como o Minas Sem Fome, que busca a segurança alimentar e nutricional, com redução da pobreza, resgate da cidadania e inclusão produtiva de pessoas, por meio de ações voltadas para a produção de alimentos, agregação de valor e geração de renda.
Por meio do Programa Minas Sem Fome, a população rural ou urbana, em situação de vulnerabilidade social, organizada por meio de entidades comunitárias, sem fins lucrativos e legalmente constituídas, é atendida com projetos de interesse coletivo. Entre as principais ações do programa estão a distribuição de sementes, a implantação de hortas e sistemas comunitários de abastecimento de água e a entrega de tanques de resfriamento de leite.
A Emater é responsável pela mobilização dos agricultores, compra e distribuição dos insumos e assistência técnica. Além disso, a empresa capacita os agricultores para que eles utilizem corretamente os equipamentos e produzam melhor. Dessa forma, as famílias têm mais possibilidades de obter sucesso com os projetos.
A Emater pretende fortalecer parcerias com os bancos de fomento que atuam no Estado?
Buscaremos constantemente pensar as estratégias e o papel da Emater para a consolidação de políticas públicas e o fortalecimento das cadeias produtivas prioritárias de Minas Gerais, junto com as entidades representativas como Fetaemg, Contag, Fetraf, Faemg, Ocemg,e com os agentes financeiros, a exemplo do Banco do Brasil e Banco do Nordeste.
Também estaremos juntos com os ministérios da Pesca, do Trabalho, da Agricultura, Abastecimento e Pecuária e com os demais órgãos federais que tenham por perspectiva a promoção do desenvolvimento rural sustentável.
A cada ano o agronegócio brasileiro tem se tornado cada vez mais competitivo e profissionalizado. Nesse sentido, como a Emater pretende atuar para viabilizar o acesso dos pequenos e médios produtores rurais às novas tecnologias?
A Emater é a ponte entre a produção de conhecimento e a produção agropecuária, com os seus extensionistas levando ao produtor rural -principalmente ao pequeno produtor - meios para que ele incorpore ao seu dia a dia a evolução desenvolvida na universidade e na indústria. A empresa atua reforçando o uso de tecnologias compatíveis com o ambiente e os recursos das propriedades rurais.
E a questão da comercialização, que ainda se constitui num entrave para muitos produtores rurais, como será encarada?
A empresa investirá na agregação de valor aos produtos da agricultura familiar, como forma de assegurar a eles mais competitividade no mercado e também mais qualidade aos  alimentos que vão para a mesa dos consumidores. Para isso, trabalharemos com a elaboração de projetos, captação de recursos e capacitação dos produtores em boas práticas agropecuárias e de fabricação.
E os conhecimentos que a Emater leva aos produtores também são fundamentais para assegurar uma produção com mais qualidade e valor agregado. É dever da empresa assessorar os agricultores para que eles consigam inserir seus produtos no mercado formal, cumprindo as exigências legaiscomo critérios trabalhistas, previdenciários, fiscais e ambientais e também assegurando qualidade para o consumidor.
Um bom exemplo é o café: os produtores cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itensque devem ser obedecidos para se obter a aprovação, que cobra desde a adequação à legislação trabalhista até ouso correto de agrotóxicos e a rastreabilidade do produto final, o que significa identificação registrada de todo o café produzido. No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente os critérios estabelecidos. Este trabalho tem valorizado o café mineiro e oferecido maior lucro aos cafeicultores.
"A Emater é a ponte entre a produção de conhecimento
e a produção agropecuária, com os seus extensionistas
levando ao produtor rural meios para que ele incorpore
ao seu dia a dia a evolução desenvolvida na universidade e na indústria"

Quais são os planos para a área de desenvolvimento social envolvendo, principalmente, as mulheres e os jovens do meio rural?
Ainda hoje, muitos jovens brasileiros deixam o campo em busca de oportunidades na cidade, já que os centros urbanos exercem uma grande atração sobre eles, que buscam alternativas econômicas e educativas diferentes daquelas encontradas no meio rural.  Como reflexo, além do envelhecimento da população rural, percebemos que as cidades também não comportam o aumento da população urbana. Outra preocupação deve-se ao fato de que nos jovens rurais está depositada a continuidade da atividade agrícola das famílias do campo, responsáveis pela capacidade produtiva do país.
Porém, para que os jovens permaneçam no campo é preciso investir no desenvolvimento da juventude rural. E esta será uma das prioridades da Emater. Para tanto, investiremos no Projeto Transformar, que incentiva a permanência do jovem rural no campo, por meio da qualificação profissional. Com este projeto, a Emater oferece capacitação a filhos e filhas de agricultores familiares, na faixa etária de 16 a 29 anos.
Os jovens frequentam  cursos que utilizam um método pedagógico que alia teoria,  em salas de aula,  à prática na comunidade onde residem. O objetivo é promover a formação crítica, cidadã e profissional dos jovens rurais, habilitando-os para implementação de projetos produtivos, com geração de ocupação e renda. Ao final das capacitações, o jovem está apto a construir um projeto, de acordo com as próprias habilidades e a realidade em que vive, podendo se candidatar à linha de crédito Pronaf Jovem para montar o próprio negócio.
Além do programa Transformar,a Emater, em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego, vai implementar o programa de Inclusão Produtiva, que identifica oportunidades de negócios, priorizando jovens e mulheres. Assim, com base nos nichos de mercado, as pessoas são capacitadas e a secretaria viabiliza os investimentos para que os jovens e as mulheres possam iniciar os seus empreendimentos
Agência Minas- Notíicias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG