quarta-feira, 27 de março de 2013

Lançada, oficialmente, a Semana Internacional do Café

 

 

 
Roberto Simões, Presidente da FAEMG


O Presidente da FAEMG, Roberto Simões, participou nesta terça-feira (26), em São Paulo, do lançamento da Semana Internacional do Café; evento programado para setembro, em Belo Horizonte. Paralelamente à reunião comemorativa dos 50 anos da Organização Internacional do Café (OIC) a capital mineira recebe ainda o 8º Espaço Café Brasil, uma das principais feiras do setor no mundo.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Seapa (Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), em parceria com a OIC, FAEMG, principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –, Mapa (Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e Café Editora, promotora do 8º Espaço Café Brasil.
Além do presidente da FAEMG, Roberto Simões, e do diretor e presidente das Comissões de Café da FAEMG e da CNA, Breno Mesquita, também estiveram presentes, no evento de lançamento em São Paulo, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; o diretor-executivo da OIC, Robério Silva e o coordenador do 8º Espaço Café Brasil, Caio Alonso

Garantia para o setor cafeeiro

Às vésperas de sediar o maior evento mundial do café, produtores mineiros amargam uma crise motivada pelo baixo preço da saca no mercado brasileiro. Durante evento de lançamento da Semana Internacional do Café, o presidente da FAEMG, Roberto Simões anunciou que levará ao Governo Federal, propostas de controle da crise e reação do mercado.

Segundo ele, a proposta que será apresentada, por meio da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), solicita que a implementação de políticas de garantia, com preço mínimo corrigido, financiamento e programas de leilões. “O consumo do café continua crescendo e não há estoques mundiais. Não há razão para essa permanência do café em patamares de preços tão baixos. Nesse momento, é preciso discutir novamente uma política de sustentação e de garantia do produtor, que dê novo alento ao mercado”.

O presidente da FAEMG lembra que a medida já foi utilizada, com sucesso, em cenários semelhantes. Ele cita, como exemplo, o programa de opções de compra pelo Governo. “O Governo nunca precisou comprar estoques grandes, basta sinalizar que há garantia e o mercado tende a reagir”, explica.

Semana Internacional do Café
No período entre 9 e 13 de setembro, Belo Horizonte será a capital do café. Maior evento do setor em 2013, a Semana Internacional do Café reunirá mais de dez mil pessoas. A programação da Semana traz dois grandes eventos que prometem movimentar excelentes negócios no Expominas: a 111ª reunião da Organização Internacional do Café (OIC) – comemorativa do cinquentenário da entidade - e a 8ª edição do Espaço Café Brasil, maior feira de cafeicultura da América Latina.

A Semana Internacional do Café é promovida pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), principal entidade do agronegócio mineiro, Sebrae – que fomenta o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor –,  OIC , Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Café Editora.

Espaço Café Brasil
O Espaço Café Brasil, que em sua 8ª edição chega pela primeira vez a Minas Gerais, é uma plataforma de negócios para o mercado de cafés. Oferece área de exposições e atrações para produtores rurais, cooperativas, torrefadores, exportadores, varejistas, empreendedores, baristas e consumidores finais. Em 2012, contou com a visitação de 6.500 compradores e profissionais e mais de 100 marcas expositoras, que apresentaram lançamentos de produtos e tendências. Paralelamente à feira, ocorrem atrações como rodadas de negócio, seminários e workshops.

Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais - FAEMG
http://www.sistemafaemg.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG