quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Presidente da CNA lança campanha ZARPA BRASIL! Em favor da MP dos portos

  

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lançou nesta quarta-feira (27/2) a campanha Zarpa Brasil! + Competitividade



A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, lançou nesta quarta-feira (27/2) a campanha Zarpa Brasil! + Competitividade, reunindo o setor produtivo empresarial em defesa da aprovação da Medida Provisória (MP) 595, que abre o sistema portuário ao capital privado, durante reunião, na sede da CNA, com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o relator da MP, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), líderes partidários e presidentes de confederações patronais. A senadora apresentou dados que comprovam a ineficiência do sistema portuário brasileiro, que coloca o país em 130º lugar no ranking de qualidade dos portos do Fórum Econômico Mundial. Segundo ela, o sistema portuário brasileiro precisa dobrar a sua capacidade, em sete anos, para acompanhar a taxa de crescimento de demanda dos últimos 10 anos.


“Algumas questões estão passíveis de negociação e podem ser esclarecidas, desde que não sejam alterados os princípios do texto”, ressaltou a senadora. Segundo ela, um destes princípios, defendidos pela CNA é de que os portos privados, independente de operarem com carga própria ou de terceiros, possam ser instalados no Brasil, ampliando a capacidade operacional. Com a construção de mais portos, acrescentou a senadora, haverá redução significativa dos custos com o transporte de cargas.


“Os custos com transporte aumentaram mais de 25%. Em algumas regiões, houve elevação de mais de 60%. Precisamos reagir frente a isso”, disse a presidente da CNA. Ela reiterou, ainda, o risco de um apagão portuário nos próximos anos, sem a aprovação da MP. “Se for uma matéria vencedora, teremos um Brasil mais competitivo. Se não for, teremos uma preocupação com o que poderá acontecer”, afirmou.

Segundo a presidente da CNA, o presidente da Câmara dos Deputados, onde a MP tramitará depois de analisada pela Comissão Especial, assegurou um debate equilibrado, “no tempo e na hora certa”. “É uma matéria complexa e que a sociedade precisa entender. Mas não podemos deixar tudo para última hora, para não causarmos um temor na iniciativa privada”, enfatizou. Na sua avaliação, um dos gargalos que o país precisa resolver nesta questão é a ineficiência dos portos. De acordo com relatório do Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 130ª colocação neste quesito, em um ranking de 142 países, o que reforça a necessidade de aprovação da MP. “Quem quiser ver um Brasil diferente, mais competitivo, certamente será a favor da MP e a favor do Brasil”, justificou a senadora.

Presentes ao encontro o presidente da Comissão Mista que analisará a MP e líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), o líder do Governo na Casa, deputado Arlindo Chinaglia (SP), além dos líderes do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), e do PCdoB, deputada Manuela D’ávila (RS), e integrantes da Comissão Mista, como os deputados Onyx Lorenzoni (DEM-RS), Antônio Bulhões (PRB-SP) e Márcio Marinho (PRB-BA), além do senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Participaram da reunião os presidentes da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), senador Clésio Andrade (PMDB-MG), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antônio Oliveira Santos, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, presidentes das Federações da Agricultura de diversos Estados e representante da empresa Bunge, Martus Tavares.

Calendário
Deputados e senadores que integram a Comissão Mista que analisa a MP dos Portos definiram hoje o cronograma de audiências públicas para o período que antecede a apresentação do relatório do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), cujo teor deve ser conhecido, segundo ele, no dia 3 de abril. Representantes dos trabalhadores portuários participarão das audiências já na próxima semana. Empresários e representantes de setores que utilizam os portos, além de representantes do Governo federal, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e especialistas serão ouvidos nas duas semanas seguintes. De acordo com o calendário, poderá ser realizado mais de um debate por semana. Ficou definido, ainda, que o relatório do senador Eduardo Braga será votado na Comissão Mista no dia 10 de abril.


Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1411/1419
www.canaldoprodutor.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG