quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Agronegócio é destaque no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2013 Vila Isabel e Beija-Flor contarão na avenida histórias que envolvem a agropecuária


Vladimir Platonow/Agência Brasil
Foto: Vladimir Platonow/Agência Brasil
Duas escolas contarão histórias relacionadas ao agronegócio
O agronegócio será destaque no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro em 2013. A Vila Isabel e a Beija-Flor contarão no carnaval histórias que envolvem a agropecuária. O samba da Vila Isabel homenageia o produtor rural, com seus hábitos e costumes. Já a Beija-Flor terá como tema a história do cavalo da raça mangalarga.

No barracão da Vila Isabel, a lavoura de milho brota das mãos habilidosas dos mais de 250 artesãos, que trabalham em ritmo acelerado para concluir os trabalhos.

— São 3,8 mil fantasias e mais destaque, composição também que é feita aqui — afirma Célio de Oliveira Correia, coordenador da equipe de produção.

— Em relação ao desfile eu acho que os produtores podem esperar um carnaval muito bonito, representando toda a agricultura e o agricultor. O seu dia a dia, seu momento na fazenda, seu momento em casa e toda a vida no interior — comenta o vice-presidente da unidade de cultivos da Basf, Maurício Russomano.

O agricultor Vitor Patrício é produtor de soja, milho e trigo no município de Campo Mourão, no Paraná, e está encantado com o trabalho da escola.

— Finalmente lembraram do agricultor, do agronegócio brasileiro, reverenciando a importância do peso do agronegócio do Brasil — diz Patrício.

— E isso aí vai repercutir no mundo inteiro, vai valorizar o nosso negócio e, com certeza, todos vão ganhar com isso — comenta o produtor rural Celso Murofusi.

Não menos empolgados estão os criadores de cavalos mangalarga. Eles foram ao Rio de Janeiro conhecer de perto a Beija-Flor.

— Esse era um sonho nosso. Há quatro anos que a gente trabalhava o tempo todo para conseguir colocar a nossa história, que é linda e maravilhosa, e não tem cenário igual ao da Beija-Flor, desfilando dentro da Sapucaí para o mundo inteiro assistir — vibra o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Mangalarga Marchador (ABCCMM), Magdi Shaat.

Atualmente são 30 mil criadores de cavalos mangalarga em todo o mundo, totalizando 550 mil cavalos. O animal é dedicado principalmente ao uso em esportes como o polo, adestramento e outras categorias de hipismo.

— Todo mundo fala que o cachorro que é amigo do homem. Não é. A gente vai provar na avenida que o cavalo que é o amigo fiel. Vamos ver o que vai sair, é um enredo que ninguém acredita, mas a gente vai fazer o povo acreditar — explica o presidente da Beija-Flor, Nelsinho Davi.

Durante o desfile, a Beija-Flor pretende dar uma aula sobre a raça. O público terá a chance de conhecer toda a evolução, desde o cavalo primitivo, a sua relação com o homem ao longo da história de batalhas e conquistas, passando pela mitologia com histórias de ciganos, indianos e brasileiros, até chegar à relação de amizade e econômica dos dias de hoje.

Júlio Fernandes é passista e aderecista da escola. Nascido no Rio de Janeiro, nunca teve contato com o campo, mas agora não vê a hora de estar mais perto dos cavalos.

— A curiosidade agora é cavalgar. Os meus pais já cavalgaram e surgiu esse interesse a partir do tema. E também fazer polo, que é um esporte que vem da cavalaria. A minha vontade é de conhecer agora o esporte, através do cavalo — comenta Fernandes.
CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG