segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PAPEL DA PESQUISA NA CONQUISTA DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS DO CAFÉ É TEMA DO DIA DE CAMPO NA TV


 


O café já conquistou dois selos de indicação geográfica, na modalidade de Indicação de Procedência: o do Cerrado Mineiro e, mais recentemente, o da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais. As Indicações Geográficas – IG representam uma nova filosofia de produção, voltada à qualidade, à especialidade e à tipicidade. A lei de propriedade industrial (Nº 9.279, de 14.05.96) oferece aos setores produtivos brasileiros a possibilidade de habilitarem-se a colocar no mercado produtos com Indicação de Procedência – IP ou com Denominação de Origem - DO, as duas modalidades de Indicação Geográfica previstas no Brasil.

No caso do café da Serra da Mantiqueira, as conquistas foram fruto do trabalho organizado e coletivo da Associação dos Produtores de Café da Mantiqueira – Aprocam, em benefício de um objetivo comum dos produtores rurais para o reconhecimento de seu território e a delimitação da região, em parceria com cooperativas da região. Esse trabalho conta com o apoio científico de instituições participantes e parcerias do Consórcio Pesquisa Café, como a Universidade de Lavras - Ufla, Instituto Agronômico - IAC, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - Epamig, Embrapa Café, Embrapa Meio Ambiente e  Universidade de Brasília - UnB, além de incentivo governamental.

“O Selo de Indicação de Procedência traz várias vantagens, como a proteção e o reconhecimento do território, agregação de valor ao produto e desenvolvimento sustentável”, diz a pesquisadora da Embrapa Café Helena Maria Ramos Alves. “Além disso, a aprovação do pedido representa o reconhecimento da região como produtora de café arábica de alta qualidade e mostra que o Brasil e o setor cafeeiro estão despertando cada vez mais para a importância de demarcar suas origens e agregar valor ao trabalho de milhões de pessoas que vivem no campo”.

Na lista de produtos brasileiros com potencial para o registro de IG, o café tem merecido destaque por sua história e potencial de valor agregado. Está em fase de elaboração, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, projeto estruturante para Indicações Geográficas de produtos agropecuários brasileiros e o café é o tema piloto, a partir do qual trabalham pesquisadores do Consórcio Pesquisa Café e integrantes do Grupo de Trabalho especial formado para avaliar o panorama relacionado ás potencialidades da espécie.

Dia de Campo na TV - Esta edição do programa vai ao ar no dia 31 de agosto (sexta-feira) pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. E no dia 02 de setembro, às 7h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises domingo, às 17h; terça-feira, às 11h30; quinta-feira, às 15h; e sábado, às 7h. Esta edição do Dia de Campo na TV vai ao ar no dia 31 de agosto (sexta-feira) pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h. E no dia 02 de setembro, às 7h, pela NBr (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprises domingo, às 17h; terça-feira, às 11h30; quinta-feira, às 15h; e sábado, às 7h.

O Dia de Campo na TV sobre o  Papel da pesquisa na conquista de indicações geográficas do café  foi produzido pela Embrapa Café (Brasília/DF) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa



Fonte: Gerência de Transferência de Tecnologia da Embrapa Café

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG