quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Senado retoma trabalhos com FPE e Código Florestal na pauta


Apesar das eleições municipais, que mobilizarão senadores, Casa deverá votar novas regras do FPE e a MP do Código Florestal

O Senado retoma hoje as atividades legislativas, após o recesso de julho, com expectativa de votações importantes. Apesar de as eleições municipais mobilizarem senadores — cinco serão candidatos a prefeito de capital —, há diversos temas com definição prevista para este ano.

Geral do Plenário no primeiro semestre: senadores terão 
duas semanas de esforço concentrado já neste mês

É o caso dos projetos que reorganizam a distribuição do dinheiro do Fundo de Participação dos Estados (FPE).
Hoje, 85% vai para os estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e 15%, para os das regiões Sudeste e Sul. O Supremo Tribunal Federal (STF) deu como prazo o final do ano para que os coeficientes sejam recalculados. Se isso não ocorrer, a União não terá como distribuir esses recursos a partir de janeiro.

Outro assunto que aguarda definição do Senado é a medida provisória que regulamenta partes vetadas pela presidente Dilma Rousseff no projeto do novo Código Florestal. Depois de um embate entre as bancadas ambientalistas e ruralistas, a MP tem um texto de consenso, que tramitará primeiro na Câmara e depois no Senado.

Entre as medidas provisórias a serem votadas em breve, estão a MP 563/12, que desonera setores econômicos da contribuição previdenciária patronal relativa à folha de pagamento; a MP 564/12, com ações de estímulo a indústria previstas no Plano Brasil Maior; a MP 567/12, que modifica as regras da poupança; e a MP 568/12, que aumenta os salários de servidores do governo federal. A MP 563/12 está na pauta do Plenário para terça-feira.

Aguarda votação em Plenário a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 33/09, que restabelece a exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista. Há também, na pauta, o projeto que estabelece cotas raciais e sociais para ingresso em universidade federal (PLC 180/08).

Por causa das eleições municipais, os senadores retornam ao trabalho com duas semanas de esforço concentrado, cada uma com três dias de votação — de 7 a 9 e de 21 a 23 de agosto. Uma terceira semana está marcada para setembro. A quarta, em outubro.

A CPI do Cachoeira retoma as reuniões na próxima semana. Na terça-feira, deve ocorrer o depoimento da mulher de Cachoeira, Andressa Mendonça.
Jornal do Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG