quarta-feira, 28 de março de 2012

"Agricultores assumem riscos da produção"

 




A Superintendente Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire dos Santos, afirmou nesta terça-feira, 27 de março, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputado



A Superintendente Técnica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rosemeire dos Santos, afirmou nesta terça-feira, 27 de março, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, que atualmente os agricultores estão assumindo integralmente o risco da produção agropecuária. Ela participou da audiência pública que discutiu a falta de recursos orçamentários destinados ao seguro rural com representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), do Planejamento e da Fazenda, além de outras entidades do setor agrícola. 

Ela acrescentou que os prêmios do seguro rural que os produtores precisam pagar ainda são muito altos, o que impede que muitos agricultores tenham suas lavouras seguradas, medida importante para evitar prejuízos provocados por perda das lavouras em função de problemas climáticos. De acordo com dados apresentados durante a audiência, apenas 7,9% da produção nacional é beneficiada com o seguro rural. “Chegamos a 9,2% da área e retroagimos. São apenas 4,7 milhões de hectares com seguro de um total de 68 milhões de hectares”, disse. A legislação atual determina que o Governo federal subvencione de 30% a 70% do valor do seguro, dependendo da cultura. 

Durante a audiência, o secretário de Política Agrícola do MAPA, Caio Tibério Rocha, anunciou que nos próximos dias o ministério vai assinar um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para que sejam feitos estudos e análises de risco e, com base nos resultados, melhorar o gerenciamento do seguro rural. Esse mecanismo possibilitará a definição de um plano de metas para os próximos cinco anos. De acordo com ele, hoje o seguro rural é genérico, impedindo, muitas vezes, uma região inteira de um estado de produzir certo grão. "Será que é toda a região que tem risco para plantio de soja, por exemplo? Será que não há algumas partes onde se poderia plantar grãos sem alto risco? Queremos reduzir a escala e qualificar o zoneamento", afirmou. 
Publicado em: 27/03/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG