quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Código inclui benefício progressivo



Os incentivos para manutenção e recomposição de vegetação nativa poderão ser proporcionais ao cumprimento da legislação, se forem acatadas sugestões do relator do projeto do Código Florestal, Jorge Viana (PT-AC). O relatório poderá ser votado hoje na Comissão de Meio Ambiente (CMA).

O relator estabelece o critério da premiação progressiva, concedendo vantagens àqueles que seguiram a lei ou foram além das obrigações mínimas para áreas protegidas, como reserva legal e áreas de preservação permanente (APPs). Esses proprietários rurais que obedeceram às normas foram agrupados na "categoria 4" e serão os primeiros a receber benefícios previstos em programa a ser criado pelo governo federal. O programa poderá contemplar pagamento por serviços ambientais, compensações por gastos com medidas de conservação e proteção ambiental, tratamento diferenciado em programas de comercialização e incentivos à pesquisa e inovação tecnológica, entre outros.

Jorge Viana também prevê incentivos a produtores que fizerem a recomposição de áreas protegidas. Os benefícios são para aqueles que desmataram de forma irregular, mas estejam em processo de regularização de suas áreas.

Esses casos foram divididos em três categorias. A primeira reúne aqueles que buscam a recomposição de APPs e de reserva legal, mas não foram beneficiados com a regularização de atividades consolidadas nas áreas protegidas pela legislação — o projeto prevê a legalização de cultivos e criações consolidadas até 2008.

A segunda engloba imóveis rurais em fase de regularização. E a terceira é formada por agricultores que se beneficiaram com a regularização de atividades consolidadas apenas em reserva legal.

A progressividade do acesso de cada categoria aos incentivos deverá ser determinada nos programas de regularização ambiental, mas o projeto já inclui instrumentos como redução de juros em programas de crédito, isenção de impostos e financiamentos em condições facilitadas para recuperação de matas.

Senador(es) Relacionado(s):Jorge Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

Sancionada lei para renegociação da Dívida Ativa

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

ALUGAMOS PARA EVENTOS

ALUGAMOS PARA EVENTOS
PARQUE DE EXPOSIÇÕES DE VARGINHA

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

DECLARA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ANORMALIDADE NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE VARGINHA, ESTADO DE MINAS G

PESQUISAR ESTE BLOG